Menu

Sobre a Igreja Metodista de Valparaíso

Missão

Participar da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo.

Visão

A Igreja Metodista cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a Sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo.

Valores

Não praticar o mal. Zelosamente, praticar o bem. Atender às ordenanças de Deus.

Para saber mais sobre a história do metodismo no brasil  clique aqui!


História | Valparaíso

1916

Cyrus Basset Dawsey

Conforme instituído na Organização da Conferência Anual Central Brasileira, (1918), o reverendo Cyrus Basset Dawsey, foi nomeado para evangelização de Penápolis, Birigui e Noroeste Paulista, consolidando o trabalho ja começado por ele em 1916 com sua chegada na região.

Considerado o primeiro Pastor evangélico de Birigüi, Cyrus Basset Dawsey chegou à cidade no dia 11 de outubro de 1916 com a missão de desenvolver o evangelismo e adotar providências para fundação de uma escola.

1918

Segundo o livro "A cidade-pérola em capítulos", o pastor da Igreja Metodista, juntamente com Roberto Clark, se destacou também na erradicação da gripe espanhola que atingiu o município no ano de 1918. A doença, que teve início na segunda quinzena de outubro, atingindo toda a região Noroeste. Ela somente foi controlada no fim de dezembro daquele ano.

Para evitar que a doença se transformasse numa endemia maior, Dawsey e Clark instalaram em Birigüi um hospital para os doentes na rua João Galo, altura do número 55, de propriedade de Salvador Giampietro.
Em Birigüi, nasceu o filho do bispo pioneiro, Cyrus Basset Dawsey Filho, que hoje desenvolve atividades como pastor da Metodista. A família de Dawsey foi embora do município no ano de 1930.

1922

Dorival Soares Ramos e Orentino Martins, em seu livro A cidade-pérola em capítulos, contando a história de Birigui entre os anos de 1911 a 1962, ressaltam que “o Rev. Dawsey foi um dos grandes benfeitores de Birigui. A inauguração do templo da Igreja Metodista em Birigui, em 1922, foi mais um dos fatos marcantes testemunhados por Cyrus Dawsey na cidade.

Participante ativo no desenvolvimento da cidade e da região, o pastor e educador contribuiu imensamente para a formação de diversas gerações de cidadãos e cidadãs conscientes de seu compromisso com a transformação da sociedade brasileira. O missionário Cyrus foi marcado na história metodista da região, pois foi através do seu trabalho que as igrejas de Lins, Penápolis, Birigui e Araçatuba foram construídas.

1934

O desempenho de igrejas protestantes nas regiões de fronteiras agrícolas do início do século XX dependia, em muito, da ação clerical junto a neófitos (novos convertidos), principalmente daqueles que se encontravam distantes dos centros urbanos onde se localizavam as igrejas. A Escola dominical foi um forte instrumento para o crescimento do metodismo no noroeste paulista.

Os recém-convertidos necessitam de apoio pastoral, dos cultos e dos sacramentos constitutivos da religiosidade protestante. Em 1930, por exemplo, o clérigo Afonso Romano Filho (Pastor de Birigui) relatou os membros da conferência trimestral do distrito ter visitado Coroados três vezes, Jacutinga e Água Boa uma vez cada uma.

Outro clérigo relatou que, em 1934, sob sua jurisdição eclesial, na região noroeste, existiam duas igrejas, três congregações, três pontos de pregação e três escolas dominicais, todos exigindo a sua presença.

Este trabalho de evangelização na região em parte pode ser desenvolvido seguindo a rota das ferrovias que desbravavam fronteiras no interior paulista, vindo de Bauru (1906), Araçatuba (1908) e atingindo as margens do rio Paraná em 1910, contudo estação ferroviaria de Valparaiso só foi inaugurada em 01 de Dezembro de 1931.

Sem detalhes dos pioneiros na evangelização do patrimonio de “Valparaiso” (instituido em 1924, com o nome de "Vale do Paraíso" por iniciativa de Francisco Carvalho, Francisco Vieira Leite, Jorge Brandini entre outros, que até então só foi elevado à categoria de município de Araçatuba dia 10 de julho de 1934), sabe-se por meio de relatos que foi por meio destas visitas constantes de missionários e apoios pastorais da época que os primeiros Metodistas de Valparaiso foram estabelecidos, em especial membros das famílias: Barbosa, Oliveira, Onofre entre outras familias.

Não distante disso no mesmo ano, em 13 de setembro de 1934, relata-se a fundação da Igreja Metodista de Valparaiso, antes mesmo do município obter da autonomia política, criado posteriormente pela Lei Estadual nº 2.859 somente em 08 de janeiro de 1937 e instalado em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores em 30 de maio do mesmo ano.

1940

As reuniões e escolas dominicais da epóca eram realizadas nas casas das primeiras familias evangelizadas, isto ocorreu até início da decada de 40, quando relata-se a contrução do templo, nesta época ja contabilizava um numero expressivo de pessoas nas reunioes da escola dominical, um dos motivos que levaram a iniciativa de construção do templo. O templo foi construido e esta localizado até hoje na Rua Juca de Castro n° 428.

1954

igreja metodista de valparaiso 1954

Crescendo ano a ano a escola dominical se desenvolvia em número e grau, e ja totalizava mais de 130 pessoas em suas reuniões, sendo que metade eram crianças, conforme visto na figura ao lado.

Algumas daquelas "crianças" fazem parte da Igreja até os dias de hoje.


1970

No início da decada de 70 a igreja Metodista de Valparaiso passa por reformas no templo.

1980

No início da decada de 80 a igreja Metodista de Valparaiso assume as igrejas de Lavínia e Mirandópolis.
As igrejas de Lavínia e Mirandópolis tiveram seu início na mesma decada da igreja de Valparaiso, através da caminhada missionária na região noroeste paulista.

Existem relatos que a igreja de Mirandópolis foi instalada em 1938 por iniciativa de Domingos Caleme, proprietário da Fazenda Nova Vida, em Amandaba. Sua familia como era evangélica, tudo fez para a chegada dessa igreja que até hoje está instalada à Rua Armando Sales de Oliveira próximo a Oficina dos Irmãos Marconato. Relata-se também os zeladores da igreja na época: Manoel Puerta e Maria Tonello Puerta (moravam nos fundos da igreja).

1990

No início decada de 90 foi realizada a reforma no salão de festas da igreja, na qual o salão antigo foi totalmente demolido para a construção de um novo salão e salas de aula para escola dominical, foram incorporadas salas de aula da escola dominical no primeiro piso e o salão de festa no segundo piso.

2013

Em 2013 a Igreja Metodita passa por novas reformas e ampliação do templo, ganhando uma reestruturação, mais espaço, além de uma galeria para aproximadamente 50 pessoas.

2017

Atualmente a Igreja Metodista de Valparaiso é uma das comunidades evangélicas mais atuantes no município, contando com Ministério de Ação Social, Visitação, Oração e outros. A Igreja Metodista de Valparaiso conta com um rol de mesmos com 150 pessoas participantes.


Histórico de Pastores | Valparaíso

PastoresPeríodo
Eliazer Bavaresco Calles 2014 Atual
Sonedil Brito da Silva 2007 2013
Maria Rosa Conrado 2006 2006
Cornélio Caixeta 2002 2006
José Roberto Alves Loiola 1997 2001
Ivam Pereira Barbosa 1992 1996
Alfredo Arantes 19871991
Otávio 19821986
Fonte:
História do Metodismo - Paul Eugene Buyers - 1945
Um inventário da inserção educacional Metodista no Noroeste Paulista - Vasni de almeida - 2002